banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
LITERATURA

Minha carne: diário de uma prisão

de Preta Ferreira

22/02/2021 16h17Atualizado há 6 dias
Por: Redação
34
Divulgação
Divulgação

No dia 24 de junho de 2019, Preta Ferreira e seus familiares foram surpreendidos pela manhã por dois homens, uma mulher e um mandado de busca e apreensão. Não seria a primeira nem a última vez que Preta precisaria lidar com o abuso do Estado, e, nesse caso, nas primeiras páginas de seu diário, a artista já mostra a confiança de que o infortúnio duraria, no máximo, alguns dias. No entanto, ao contrário de suas expectativas iniciais, Preta Ferreira ficou presa injustamente até 10 de outubro de 2019. 

 

Em Minha carne: diário de uma prisão, estão relatados os longos dias de cárcere, os processos pelos quais passou, as etapas do sistema prisional, os trâmites jurídicos, as emoções que viveu e o que ouviu de outras mulheres com quem compartilhou esse tempo. Com oscilações de humor – como medo, raiva e também inspiração –, Preta escreve e mescla sua rotina e seus pensamentos com poemas e músicas. O tom da obra remete, ainda, a um grito por justiça. 

 

O livro conta com uma apresentação sobre a vida da cantora e com surpresas inesperadas – como quando recebeu a visita, em sua casa, da ativista Angela Davis –, além de reflexões pós-cárcere em plena pandemia. Respondendo ao processo em liberdade e obrigada a seguir diversas regras, como horário para sair e voltar para casa e compromissos no fórum de justiça, ainda há um árduo caminho até a finalização do processo: “Eu tô livre, mas continuo presa”. 

 

Trecho

 

“Eu não desejo para ninguém uma vida em um lugar como aquele. Graças a Deus e a minha mãe, eu sempre soube me virar, desde cedo. Aprendi o que era humildade e a tratar gente como gente. Foi o que me salvou na prisão. Eu sempre acreditei que ninguém é melhor que ninguém, e aqui essa contestação ficou ainda mais viva”

 

Ficha técnica

 

Título: Minha carne: diário de uma prisão 

Autor: Preta Ferreira

Prefácio: Juliana Borges

Orelha: Erica Malunguinho

Quarta capa: Angela Davis, Allyne Andrade e Silva, Maria Gadú e Carmen Silva

Capa: três design com foto de Thiago Santos

Páginas: 224

Preço: R$ 49,00

Preço e-book: R$ 37,00

Formato (largura x altura): 15,5 x 21

ISBN: 978-65-5717-020-5

Ano: 2020

Editora: Boitempo 

 

Sobre a autora

 

Janice, mais conhecida como Preta, nasceu na Bahia e se mudou São Paulo, onde vive atualmente. Formou-se publicitária em 2012 e passou a atuar no universo da cultura, do qual até hoje faz parte. É produtora de filmes, shows e eventos; apresentadora do boletim web Lula Livre; atriz; cantora... enfim, uma multiartista. Atualmente também tem dado palestras e participado de eventos sobre racismo, feminismo, preconceitos, justiça social, abolicionismo e questões de moradia.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Brasília - DF
Atualizado às 16h18
20°
Pancada de chuva Máxima: 28° - Mínima: 18°
20°

Sensação

12.7 km/h

Vento

58%

Umidade

Fonte: Climatempo
banner ipe brasilia - publicidade 300x600
Ex Data - Arranha Céu
Banner - Utilidade Pública - Covid - 19 - GDF
Ex Data - Arranha Céu
banner ipe antigo - publicidade 300x250 - 1
Violência Contra a Mulher - 1
Municípios
Últimas notícias
O Studio F// Lab. Criativo - publicidade - 300x250
Mais lidas
Turquesa Esmalteria e Beleza Lago Norte - publicidade 300x250 - 4