banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
EDUCAÇÃO

Novo ano, novos desafios

Projeto Transição entre séries do Colégio Sigma visa tranquilidade e segurança para os alunos

10/02/2021 15h18
Por: Redação
33
Divulgação
Divulgação

O ano letivo de 2021 já iniciou em diversas escolas e a mudança de um segmento de ensino para outro pode ser acompanhada de muita expectativa e questionamento dos estudantes, pois implica em uma grande transformação de rotina. Tanto quando se trata da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, quanto no momento de passagem do Ensino Fundamental – Anos Iniciais para o Ensino Fundamental - Anos Finais ou ainda do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais para o Ensino Médio. As dúvidas rondam a mente das crianças e dos jovens e pensando em proporcionar uma caminhada tranquila, o Colégio Sigma elaborou o Projeto Transição entre séries. O programa de adaptação para a mudança acontece durante o ano todo e envolve diversas etapas e atividades, que vão desde as vivências das rotinas e aulas com professores do novo segmento, até rodas de conversa com orientadores, coordenadores e direção.

 

Um dos momentos que costuma representar maior modificação no cotidiano é a passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. Isto porque as crianças saem da fase de tutoria de uma professora em sala de aula o dia inteiro para um ambiente com mais de dez docentes especializados e com aulas estruturadas em cada componente curricular. Tudo isso somado à entrada na adolescência. O diretor da unidade da 606 Norte, William Pinheiro, explica que para os mais novos, pode ser mais difícil. “Por esse motivo, esses alunos ganham atenção especial da equipe pedagógica. São desenvolvidas ações pedagógicas que, em geral, começam no segundo semestre do 5º ano e continuam durante todo o 6º ano. Dentre as diversas estratégias aplicadas, estão atividades que trabalham a autonomia, a autorregulação, a tomada de decisões e a responsabilidade”, apontou William.

 

A diretora da unidade da 912 Sul, Carolina Darolt, reforça que o intuito é apresentar as peculiaridades e características de cada nova fase de aprendizado. “Muitos estudantes sentem receio, mesmo os mais maduros. Por isso, nosso desejo é tranquilizá-los e ambientá-los à nova rotina de estudos que integra a próxima etapa, além de prestar orientações que garantem a excelência no desempenho acadêmico”, afirma. Fora isso, Carolina lembra que o Projeto Transição do Sigma também se preocupa em oferecer um acompanhamento especial aos responsáveis, promovendo palestras com uma psicóloga que aborda as principais mudanças comportamentais, psicológicas e físicas que essa criança vai passar. “É essencial cercar as famílias de informação para que eles também possam auxiliar no processo vivenciado pelos filhos”, acredita a especialista.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Brasília - DF
Atualizado às 02h43
21°
Alguma nebulosidade Máxima: 28° - Mínima: 17°
21°

Sensação

4 km/h

Vento

73%

Umidade

Fonte: Climatempo
banner ipe brasilia - publicidade 300x600
Ex Data - Arranha Céu
Banner - Utilidade Pública - Covid - 19 - GDF
banner ipe antigo - publicidade 300x250 - 1
Violência Contra a Mulher - 1
Ex Data - Arranha Céu
Municípios
Últimas notícias
O Studio F// Lab. Criativo - publicidade - 300x250
Mais lidas
Turquesa Esmalteria e Beleza Lago Norte - publicidade 300x250 - 4