banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
CLDFF

Comissão Especial da Vacina debate resultado de diligências

Comissão considera que há um “clima positivo” no que tange aos insumos necessários para a vacinação no DF

01/02/2021 11h25
Por: Redação
Fonte: Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa
27
Foto: Reprodução TV Web CLDF
Foto: Reprodução TV Web CLDF

 

Em reunião remota nesta quinta-feira (28), a Comissão Especial da Vacina da Câmara Legislativa, que acompanha e fiscaliza a vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal, debateu os resultados das duas diligências realizadas pelo colegiado nesta semana. O encontro foi transmitido ao vivo pela TV Web CLDF.

 

O presidente da Comissão, deputado Fábio Felix (PSOL), destacou que, na terça-feira (26), o colegiado visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 de Ceilândia, onde detectou dificuldades operacionais, como o tamanho da sala e a orientação dos servidores quanto ao manejo da vacina. Por outro lado, como ponto positivo, Felix citou o refrigerador novo para o armazenamento de vacinas dentro da própria unidade.

 

Já sobre a diligência na Farmácia Central, no Almoxarifado e na Central de Frios, realizada hoje (28), pela manhã, o presidente frisou o correto modo de armazenamento das vacinas e o bom estoque de 2,5 milhões de seringas e agulhas, que serão acrescidas por outros 3,5 milhões, já pagas pelo GDF. Em contrapartida, ele chamou atenção para o racionamento de luvas, devido à escassez do produto no mercado, e para a ausência de um sistema de dados integrado. No cômputo geral, Felix considerou que há um “clima positivo” no que tange aos insumos necessários para a vacinação no DF.

 

Por sua vez, o deputado Delmasso (Republicanos), relator da Comissão, ponderou que “a parte central da Secretaria está bem organizada, mas na ponta ainda faltam informação e um pouco de estrutura”. Nesse aspecto, a Comissão deverá ajudar a fluir essas informações, acredita o parlamentar.

 

Grupos Prioritários

 

Para Fábio Felix, a Secretaria de Saúde não deveria ter priorizado os servidores administrativos da pasta, mas sim os octogenários, que somam mais de quarenta mil no DF. “A Secretaria poderia ter vacinado os acima de 85 anos, cerca de 17 mil idosos, que formam um grupo muito arriscado”, opinou. Sobre possíveis irregularidades na ordem de vacinação, como casos de “fura-fila”, Félix informou que as denúncias recebidas pela comissão foram repassadas à Secretaria de Saúde e ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).  

 

Ao destacar as 650 mil pessoas com deficiência no DF, o deputado Iolando Almeida (PSC) manifestou sua preocupação com aqueles que são idosos e apresentam algum tipo de deficiência, e também com as pessoas com deficiências múltiplas. Para Iolando, a Secretaria deveria expandir a lista de prioridade dentro do grupo das pessoas com deficiência, atualmente restrita aos institucionalizados. Nesse sentido, a Comissão aprovou hoje (28) dois requerimentos de informações à Secretaria sobre listagem de habilitados e critérios, além da operacionalização do processo de imunização.

 

Relatório preliminar dia 10

 

O relator da Comissão, deputado Delmasso, quer apresentar um relatório preliminar até o próximo dia 10 sobre vacinas e o plano de vacinação, com recomendações ao Executivo. Devido à quantidade de informações, ele propôs apresentar outros relatórios preliminares, com destaque à logística da vacinação, à questão das denúncias e ao acompanhamento do quantitativo de vacinas, antes do relatório final, que deverá reunir todos esses dados. Em resposta, o presidente considerou “excelente” a metodologia dos relatórios parciais.

 

Nas próximas semanas, a Comissão deverá visitar uma UBS de vacinação e realizar uma reunião de trabalho com a União Química, empresa que produzirá a vacina Sputnik no DF.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Brasília - DF
Atualizado às 02h43
21°
Alguma nebulosidade Máxima: 28° - Mínima: 17°
21°

Sensação

4 km/h

Vento

73%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ex Data - Arranha Céu
Banner - Utilidade Pública - Covid - 19 - GDF
banner ipe brasilia - publicidade 300x600
banner ipe antigo - publicidade 300x250 - 1
Violência Contra a Mulher - 1
Ex Data - Arranha Céu
Municípios
Últimas notícias
O Studio F// Lab. Criativo - publicidade - 300x250
Mais lidas
Turquesa Esmalteria e Beleza Lago Norte - publicidade 300x250 - 4