Multma - topo
banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
Sorria
Triplus - topo
banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
CUBA

Cuba declara 'Dia Zero' na economia, com mudança na moeda e reformas

Analistas em Cuba destacam essas reformas como as mais significativas desde as introduzidas na década de 1990

05/01/2021 09h34
Por: Redação
Fonte: BBC
185

 

O início de 2021 também marca o começo de reformas de grande impacto para a economia cubana. Este 1º de janeiro, quando o triunfo da revolução cubana completa 62 anos, foi batizado de "Dia Zero" do seu sistema monetário.

 

E a partir de sexta-feira entrou em vigor uma moeda única, o peso cubano, ao câmbio de US$ 1 = 24 pesos. Até agora, além do peso cubano, circulava também o peso conversível cubano, cujo valor equivalia a um dólar norte-americano.

A medida é acompanhada pela elevação dos preços de alimentos, bens básicos e serviços e também pelo aumento de salários e pensões.

Analistas dentro e fora de Cuba descrevem essas reformas como as mais significativas desde aquelas introduzidas na década de 1990 para aliviar a profunda recessão após o colapso da União Soviética, a principal benfeitora da ilha por anos.

As medidas chegam em um "momento complexo" para Cuba, com uma crise econômica agravada pela pandemia do coronavírus e o endurecimento das sanções por parte do governo norte-americano de Donald Trump.

 

Este contexto exacerbou a escassez de moeda estrangeira, alimentos, remédios e outros bens essenciais. E o governo cubano disse que sua economia contraiu 11% em 2020.

 

Ciclk aqui e Leia a Matéria completa no site da BBC 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias