banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
Triplus - topo
Sorria
Multma - topo
GDF

Ministro participa de lançamento de Wi-fi Social na cidade da Estrutural (DF)

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Brasília que coordena o programa também irá instalar uma lan house social para a comunidade que não pagará nada pelos serviços

04/12/2020 15h49
Por: Redação
Fonte: ASCOM/MCTI
75
Foto: Neila Rocha - ASCOM/MCTI
Foto: Neila Rocha - ASCOM/MCTI

 

As inclusões social e digital são importantes ferramentas para democratizar a informação e o conhecimento, principalmente para parcela da população menos favorecida economicamente. Pensando nisso a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Brasília inaugurou nesta quinta-feira (3) o Wi-Fi Social em diferentes pontos da cidade Estrutural (localizada a 13 km de Brasília). O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) Marcos Pontes esteve presente no evento ao lado do secretário da Secti, Gilvan Máximo e do senador Izalci Lucas (PSDB/DF).

 

Foram instaladas antenas de internet na Feira Permanente, na Avenida Central e no Terminal Rodoviário, em uma extensão de 1 km. Será o primeiro ponto do Wi-Fi Social DF a cobrir uma rua ou avenida, proporcionando comodidade e conectividade a todos que passam por ali. Além do wi-fi gratuito também será inaugurada uma lan house social na cidade, localizada na Administração Regional.

 

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, em 2021 todas as estações do metrô e todas as Regiões Administrativas de Brasília estarão com internet gratuita. “E é wi-fi de alta qualidade, que faz até chamada de vídeo”, destacou. De acordo com o secretário, a meta do GDF é ter 200 pontos fixos com internet gratuita no Distrito Federal até o fim de 2022.

 

“Um projeto como este que você traz a capacidade de interconectar as pessoas, de levar internet gratuita à população que mais precisa é muito importante. Parabenizo o secretário Gilvan Máximo e também os empresários que financiaram o projeto. Essa parceria entre o governo e as empresas é o que precisamos para fazer o país decolar”, declarou o ministro.

 

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) destacou que o governo está trabalhando para levar internet à todas as escolas públicas do país, por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). “Até 2024 todas as escolas públicas do país, inclusive as rurais deverão ter banda larga”, adiantou.

 

Também participaram do evento o secretário Chefe da Casa Militar, coronel Danilo Nunes, o administrador da Estrutural, Major Gustavo Cunha, a administradora do SIA, Luana Machado e a secretária da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC/MCTI), Christiane Correa. 

 

O Projeto

 

O Wi-Fi Social DF foi lançado em 2019 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para promover a inclusão digital da população do Distrito Federal. Desde então, o Wi-Fi Social já contabilizou mais de 32 milhões de acessos. O serviço é gratuito à população e sem ônus ao Governo do Distrito Federal, pois as empresas credenciadas no projeto custeiam a instalação e manutenção das redes e, em contrapartida, podem explorar modalidades de publicidade digital quando aparelhos se conectam ás suas redes.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias