Sorriso -
Multmarcas
fabrique
Scuderia -
banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
Multma - topo
Sorria
Triplus - topo
banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
MÚSICA

Mosaico Cultural ganha estreias do Sarau das Sebastianas, do Festival Utopia, de oficina inédita do grupo Celeiro das Antas e muito mais

Festival Utopia lança sua programação ao vivo e apresenta mesa de debate sobre o cenário dos festivais no DF

30/09/2020 18h41
Por: Redação
133
Foto Micaela Vermelho
Foto Micaela Vermelho

O festival online Mosaico Cultural teve início no dia último dia 26 e apresenta programação repleta de atividades para todas as idades até 25 de outubro. Com todas as atrações gratuitas e exibidas no canal do projeto no Youtube, o festival apresenta nesta semana as primeiras aulas dos cursos Canto no seu Canto, com o pedagogo e regente Júnior Prudêncio, e "Antas Confinadas - Compartilhando saberes sobre a construção do Riso", da Cia. Celeiro das Antas. Além disso, apresenta ainda as bandas selecionadas para o Festival Utopia e dá continuidade à programação do Criolina Instrumental.

 

Face Quarteto Foto Rafaella Pessoa

 

Realizado pela Box Companhia de Arte, correalizado pelo coletivo Criolina e o Instituto SOMA Cidadania Criativa, e com fomento da Secretaria de Cultura e do Governo do Distrito Federal, o Mosaico Cultural reúne esforços do mandato do Deputado Leandro Grass em injetar recursos na economia cultural do DF em tempos difíceis para este setor, gravemente impactado pela crise econômica atribuída ao novo Coronavírus.

 

Um dos destaques da programação é o projeto Antas Confinadas, da Companhia Celeiro das Antas, que do alto de seus 29 anos recém-completos e memória fundada na RA do Núcleo Bandeirante, apresenta este curso ligado à técnica do humor físico, direcionadas a jovens do EJA (entre o 7º e 3º ano). A oficina tem início nesta terça, 29, e todo o conteúdo ficará disponível online. Outro curso que teve início esta semana é o Canto no Seu Canto, com técnicas vocais e de preparação. O curso terá duração de um mês, com aulas de segunda à sábado, às 19h. 

 

Para a criançada, a programação fica à cargo da Cia. Fábula, com brincadeiras, contos e fábulas que unem o lúdico ao aprendizado e prometem entreter os pequenos neste período de isolamento social. Eles se apresentam de segunda à quarta, sempre às 16h. A programação do Criolina Instrumental também segue às quintas e domingo, com apresentações de Passo Largo e Muntchako, e Face Quarteto e Esdras Nogueira e Grupo, respectivamente.

 

Outro ponto alto da programação da semana é a primeira edição online do Sarau das Sebastianas, que acontece na quarta, 30, às 20h. Trazendo para as telas a potência deste movimento feminino na comunidade de São Sebastião, as artistas provam a força da poesia periférica nestas apresentações e vão além desta linguagem, reunindo mulheres musicistas e performers, reforçando o foco na difusão da literatura. Nesta quarta, apresentam-se Nanah Farias (abertura e encerramento), Donas da Rima (música), Nanda Fer Pimenta (poesia) e Gabi Viola (música).

 

Na sexta-feira, quem estreia também é o Festival Utopia. A atividade das 20h prevê anúncio das bandas selecionadas em seletiva realizada de 14 a 25 de setembro, sorteio da ordem de apresentações e mesa de debate inaugural sobre o cenário dos festivais de música do DF. Na mesa, figuram Cláudio Bull (professor, doutor em Arquitetura e Urbanismo e músico); Leônio Matos (diretor da rádio Utopia);  Moara (à frente da plataforma Reverbera de articulação feminista na música e da comunicação do festival Latinidades, o maior evento de mulheres negras da América Latina); Luna Moreno (curadora do festival CoMA - Convenção de Música e Artes); Natália Botelho (articuladora do festival Elemento em Movimento, evento que movimenta a cultura urbana em Ceilândia); e Guilherme Tavares (criador do premiado Favela Sounds - Festival Internacional de Cultura de Periferia).

 

A programação completa está disponível no site do projeto (www.mosaicoculturaldf.com.br) e todas as atividades são exibidas no canal do projeto no Youtube (www.youtube.com/mosaicoculturaldf), gratuitamente. 

 

Serviço – Mosaico Cultural

Quando: 26 de setembro a 25 de outubro de 2020

Onde: Canal Mosaico Cultural DF no Youtube (youtube.com/mosaicoculturaldf)

Horários: Apresentações diárias em faixas horárias distintas.

Programação completa:  www.mosaicoculturaldf.com.br

Exibições das lives: youtube.com/mosaicoculturaldf

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Valores: Evento online e gratuito.

Redes Sociais (FB, IG e YT): @mosaicoculturaldf 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

26 de setembro a 25 de outubro

 

Toda programação será exibida em youtube.com/mosaicoculturaldf   

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

29/09 (terça)

16h - Cia. Fábula em ETERNAS FÁBULAS - O Lobo Mau e as Três Ovelhinhas

17h - Celeiro das Antas em Antas Confinadas - Compartilhando saberes sobre a construção do riso - Aula 1 – Sobre o treinamento do ator, com Zé Regino e Kelly Costty.

19h - Canto no seu Canto - Aula 2

30/09 (quarta)

16h - Cia. Fábula em DIVERSÃO COM O REI ZEZÃO - O que é o que é: Músicas Inventadas

19h - Canto no seu Canto - Aula 3

20h - Sarau das Sebastianas com Nanah Farias (abertura e encerramento), Donas da Rima (música), Nanda Fer Pimenta (poesia) e Gabi Viola (música)

01/10 (quinta)

17h - Celeiro das Antas em Antas Confinadas - Compartilhando saberes sobre a construção do riso - Aula 2 – Sobre circunstâncias propostas, objetivo da personagem e centro de energia imaginário, com Zé Regino e Félix Saab.

19h - Canto no seu Canto - Aula 4

20h - Criolina Instrumental: Passo Largo 

22h - Criolina Instrumental: Muntchako 

02/10 (sexta)

19h - Canto no seu Canto - Aula 5

20h30 - Festival Utopia - Anúncio das bandas selecionadas, sorteio da ordem de apresentação e realização de mesa de debate inaugural sobre o cenário dos festivais de música do DF. Convidados: Cláudio Bull (professor, doutor em Arquitetura e Urbanismo e músico); Leônio Matos (diretor da rádio Utopia);  Moara (à frente da plataforma Reverbera de articulação feminista na música e da comunicação do festival Latinidades, o maior evento de mulheres negras da América Latina); Luna Moreno (curadora do festival CoMA - Convenção de Música e Artes); Natália Botelho (articuladora do festival Elemento em Movimento, evento que movimenta a cultura urbana em Ceilândia); e Guilherme Tavares (criador do premiado Favela Sounds - Festival Internacional de Cultura de Periferia).

03/10 (sábado) 

19h - Canto no seu Canto - Aula 6

20h - Criolina Instrumental: Face Quarteto

22h - Criolina Instrumental: Esdras Nogueira e Grupo 

04/10 (domingo)

17h - Feira da Pracinha do Museu Histórico de Planaltina em Casa com cinco atrações 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias