banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
ABRAJI

15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo,

Congresso da Abraji inclui VII Seminário de Pesquisa e 2º Domingo de Dados

08/09/2020 15h15Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
34

A partir desta terça-feira (11.ago.2020), estão abertas as inscrições para o maior encontro de jornalismo da América Latina. O 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji será realizado virtualmente, nos dias 11.set.2020 e 12.set.2020. Em razão das crises sanitária e econômica, haverá a possibilidade de inscrição gratuita, mas os participantes serão convidados a doar qualquer valor para fortalecer o trabalho da Abraji. Clique aqui para se inscrever.

 

Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji reuniu, em 2019, mais de 1.200 pessoas. Com o formato virtual, espera-se ampliar o número de participantes de várias regiões do país. Dois outros eventos paralelos fazem parte da programação: o VII Seminário de Pesquisa (10.set.2020), que discute pesquisas acadêmicas sobre jornalismo investigativo; e o 2º Domingo de Dados (13.set.2020), maratona de cursos de jornalismo de dados. Inscreva-se para esses eventos aqui e aqui.

 

Marcelo Träsel, presidente de Abraji, destaca a importância do Congresso para a reflexão sobre o jornalismo neste momento de pandemia, crise política e desastre climático iminente:

 

“O Congresso de 2020 foi um dos mais desafiadores para a organização, tanto pela mudança para a plataforma online, quanto pela quantidade de temas urgentes a serem abordados. Estamos convictos de que as atividades previstas vão ajudar os jornalistas brasileiros a navegar um pouco melhor por esse período de incertezas. Também estamos animados com a possibilidade de o Congresso virtual permitir a participação de muitos mais estudantes e repórteres de todo o Brasil e até mesmo de outros países de língua portuguesa.”

 

Convidados

 

Este ano estão confirmadas as participações de ao menos 15 convidados internacionais para os dois dias do congresso, como Nikole Hannah-Jones, repórter do New York Times especializada em cobrir questões raciais e que lançou o projeto 1619, iniciativa multimídia em que faz uma revisão da história da escravidão nos Estados Unidos.

 

Entre os palestrantes e debatedores confirmados estão Jason Stanley, autor de Como Funciona o Fascismo – A Política do “Nós” e “Eles”; Craig Silverman, do BuzzFeed do Canadá, um dos maiores especialistas em desinformação; Neena Kapur, especialista em doxing (exposição de dados pessoais na internet) do New York Times; Cécile Prieur, responsável pela equipe de inovação do Le Monde; Sally Lehrman, do Trust Project; Meera Selva, diretora do programa de bolsas do Reuters Institute for the Study of Journalism; e Jeff Jarvis, diretor do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism da City University of New York e autor de “O que o Google faria?".

 

A Abraji atendeu a pedidos dos associados e participantes de outros Congressos e ampliou a diversificação de veículos e regiões, dando destaque aos modelos colaborativos e especializados em temáticas próprias. As sessões também levaram em conta questões de raça e gênero. Entre os jornalistas que atuam em grandes veículos brasileiros estão Maiá Menezes, Sônia Bridi, Fernando Rodrigues, Flavia Lima, Renato Aroeira, Eugênio Bucci e Patricia Campos Mello.

 

Em 2020, a Abraji manteve os 5 eixos tradicionais do Congresso (trabalhos e jeitos de fazer; cenários e tendências; jornalismo sob ataque; aprendizado e teoria; e aprendizado e prática). 

 

Eles estão inseridos em diferentes modelos: Palestra (exposição de apenas um convidado (a), seguida de perguntas feitas pelo mediador (a), Painel (exposição com convidados (as) que discutem o mesmo tema); Bastidores de Reportagem (quando profissionais discutem seus processos de apuração/edição) e Minicursos (sem a necessidade de prática no computador). 

 

No VII Seminário de Pesquisa, os pesquisadores selecionados apresentam seu trabalhos científicos, com a presença de uma mediadora. No 2º Domingo de Dados, o formato será de Cursos/Oficinas (treinamento prático, com uso de computador, às vezes com programas previamente instalados).

 

Na versão digital, em um esforço para garantir qualidade, bem-estar e tranquilidade para palestrantes e participantes, algumas palestras serão gravadas, outras transmitidas ao vivo, e algumas serão gravadas, mas com sessão de perguntas e respostas ao vivo após o streaming. 

 

O 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com o patrocínio de Facebook Journalism Project, Google News Initiative, Grupo Globo e Luminate, além de Estadão, Folha de S. Paulo, Itaú, JSK, Poder360, Trust Project, Twitter e UOL, e apoio de mídia de CBN, Correio e Grupo RBS.

 

Serviço

15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo 

11 e 12 de setembro de 2020

 

Inscreva-se em congresso.abraji.org.br 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias