banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
UNB

Sufrágio da UNB, pode estar sendo Fraudado

Fraude na Eleição da UnB - Estudantes Indígenas foram pressionados a passar senha e login de votação

26/08/2020 09h00Atualizado há 4 semanas
Por: Redação
Fonte: Denuncia Anônima
3.496

O Ipê Brasília recebeu por meio dos seus canais de comunicação uma denúncia de possível fraude nas Eleições da UNB. 

De acordo com a denúncia Estudantes Indígenas foram pressionados a passar senha e login de votação, por meio de um Grupo de WhatsApp “Universidade das Mulheres”. 

Nesta quarta-feira (26), vieram a público fotos de uma conversa em que apoiadores da candidata à reeleição, professora Marcia Abrahão, afirmam ter solicitado senha e login de votação para estudantes indígenas. A denúncia foi encaminhada por uma estudante pertencente ao grupo, que preferiu não se identificar.

 

Devido à pandemia do novo coronavírus, é a primeira vez que a tradicional eleição para Reitoria da UnB (terça e quarta - 25 e 26) é feita online. Com a nova modalidade, pairam sobre o pleito suspeitas de fraude desde o início do processo eleitoral. As suspeitas se confirmaram após vazamento dos prints de um grupo de WhatsApp, em que servidora comissionada da Administração aparece pedindo para estudantes indígenas copiarem suas senhas e logins de votação.

 

O voto, que tradicionalmente é feito presencialmente em cédula de papel, dessa vez se dá por um login e senha ao sistema de votação. Dessa forma, em posse desses dados, é possível “votar” em nome de outra pessoa, sem que ela tenha total consciência e domínio do ato.

 

A eleição, ou Consulta à Comunidade Acadêmica, é fato político relevante no DF, contando com 53.641 eleitores, entre professores, servidores e estudantes da Instituição. A partir da Consulta, é composta uma lista tríplice, encaminhada para o MEC (Ministério da Educação) para escolha da nova direção da UnB. Na história recente, o ex-senador Cristovam Buarque chegou ao cargo de Governador do DF após sagrar-se vitorioso na Consulta e exercer mandato como reitor da UnB.

A gravidade do caso é ainda maior, uma vez em que os envolvidos exercem cargos comissionados na administração da UnB, mostrando o envolvimento direto de gestores da Universidade. 

NOTA DA CHAPA SOMAR 86 

Veja as fotos:

 

Até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno das partes citadas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias