Scuderia -
Multmarcas
Sorriso -
fabrique
Triplus - topo
banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
Multma - topo
Sorria
CLDF

Deputados discordam sobre retorno de aulas presenciais no DF

Chico Vigilante e Júlia Lucy apresentaram pesquisas e experiências internacionais para justificar seus posicionamentos

16/07/2020 19h56Atualizado há 3 meses
Por: Redação
Fonte: Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa
158
Foto: Divulgação/CLDF
Foto: Divulgação/CLDF

A edição da "Live CLDF" desta quinta-feira (16) colocou em debate o retorno das aulas presenciais nas redes pública e privada do Distrito Federal. Os dois deputados convidados – Chico Vigilante (PT) e Júlia Lucy (Novo) – bateram de frente sobre o assunto. No DF, as atividades escolares presenciais foram suspensas em março, por conta da pandemia do novo coronavírus, mas poderão ser retomadas no final deste mês nas escolas privadas e, em agosto, nas públicas.

Vigilante se solidarizou às mais de mil famílias enlutadas pelo Covid-19 no DF e destacou que a unidade federativa vive o pior momento da pandemia. "O retorno agora às escolas é nocivo", afirmou. "Nossas salas de aula são apertadas e mal ventiladas. Tem escola que não tem nem água. É mais prudente o governo se debruçar no combate efetivo da pandemia e pensar no retorno depois", apontou.

Discordando do colega, a deputada Júlia Lucy defendeu a reabertura das instituições de ensino "com protocolos bem estabelecidos", a exemplo de testagem dos professores, respeito ao distanciamento mínimo etc. Ela também argumentou: "As crianças e adolescentes estão nas ruas, brincando aglomerados. Ir para escola não vai aumentar riscos de contaminação, eles já estão se expondo". A parlamentar citou, ainda, pesquisas alemãs e britânicas que sinalizam que grande parte da população exposta ao novo coronavírus não se contaminará.

Com relação ao que pensam pais e responsáveis sobre a retomada presencial das atividades, os distritais voltaram a divergir. Segundo Júlia Lucy, levantamento feito pelas escolas particulares revela que 79% das famílias querem a volta às salas de aula. "Muitos pais vão sair para trabalhar, e as crianças precisam ter onde e com quem ficar. Sabemos da pluralidade de situações, por isso defendemos o modelo híbrido, que dê liberdade para os pais decidirem se querem mandar os filhos para a escola ou manterem o ensino à distância", apontou a parlamentar.

Chico Vigilante rebateu a fala da distrital argumentando que "sala de aula não é depósito de criança". Ele também citou outra pesquisa que aponta que 59% dos pais e mães não vão levar seus filhos para a escola: "Eles estão certíssimos". E ainda emendou: "Na maioria dos países da Europa, as escolas só foram reabertas quando as curvas de morte estavam fortemente descendentes, o que não é o nosso caso".

Em sua defesa pela reabertura das escolas, Lucy apresentou, ainda, um viés da economia. Segundo informou, 600 professores já foram demitidos das escolas particulares e, caso as instituições privadas não abram os portões em agosto, 100 delas poderão quebrar. "Como o GDF vai conseguir providenciar vagas para todos os alunos das escolas que fecharem?", questionou. "Estamos, sim, vivendo o momento mais difícil aqui no DF, mas temos o sistema de saúde mais bem estruturado do País, seja o público ou privado", emendou.

Por sua vez, Chico Vigilante lembrou que a crise econômica por que passa o DF é anterior ao cenário da pandemia. Ele citou pesquisa que mostra que, de cada 10 empresas que fecharam este ano, quatro foram em decorrência dos efeitos do Covid-19. O parlamentar comentou, ainda, a fala da colega a respeito dos serviços de saúde no DF. "Seis hospitais já não têm mais leitos de UTI".

Toda semana, um debate

Esta foi a quarta edição da Live CLDF. Produzidos e mediados pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Casa, os programas semanais são veiculados pela TV Web CLDF. Nas edições anteriores, foram abordados os impactos econômicos da pandemia no DF, com a participação dos deputados Agaciel Maia (PL) e Leandro Grass (Rede); a flexibilização do isolamento social, com os deputados Fábio Felix (PSOL) e Júlia Lucy (Novo); e as alterações na alíquota de contribuição previdenciária dos servidores públicos locais, com os deputados Arlete Sampaio (PT) e Delmasso (Republicanos).

No chat da Live, qualquer cidadão pode participar dos debates, ao comentar e questionar, ao vivo, sobre o tema em discussão e os posicionamentos dos parlamentares pelo canal da Câmara Legislativa no YouTube.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Brasília - DF
Atualizado às 04h39
20°
Muitas nuvens Máxima: 26° - Mínima: 17°
20°

Sensação

9 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner - Utilidade Pública - Covid - 19 - GDF
Multmarcas
Triplus - arranha ceu
Scuderia - Aranha - céu -
Fabriquê -
Sorriso -
banner ipe brasilia - publicidade 300x600
banner - DicasDoIpê
Violência Contra a Mulher - 1
banner ipe antigo - publicidade 300x250 - 1
Municípios
Fabriquê - 2
Sorriso - 2
Últimas notícias
O Studio F// Lab. Criativo - publicidade - 300x250
Triplus - 3
Mais lidas
Mutmarcas
Turquesa Esmalteria e Beleza Lago Norte - publicidade 300x250 - 4
Scuderia - retângulo médio -
Frabriquê - médio - 5
Ele1 - Criar site de notícias