banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
LITERATURA

Ressentimento (2ª edição)

de Maria Rita Kehl

15/07/2020 10h01
Por: Redação
81
Divulgação
Divulgação

 

Ressentimento, obra pioneira da psicanalista e escritora Maria Rita Kehl, ganha, em 2020, uma nova edição pela Boitempo, com um posfácio inédito e um novo projeto gráfico. O livro aborda a conceitualização do ressentimento a partir de quatro pontos de vista: a clínica psicanalítica, a filosofia de Nietzsche e Espinosa, a produção literária e o campo político. O ressentimento não é um conceito clássico da psicanálise; assim, Maria Rita Kehl mobiliza tanto as suas observações clínicas quanto conhecimentos de outras áreas para definir e explicar a constelação afetiva que forma o ressentimento.

 

“Ressentir-se significa atribuir ao outro a responsabilidade pelo que nos faz sofrer” – é desse modo que o ressentido se conduz a um beco sem saída: ao não assumir a responsabilidade sobre a própria situação, ele busca apenas uma vingança “imaginária e adiada”. Faz-se notar, assim, a atualidade do tema do ressentimento, presente nos conflitos sociais daqueles que não se veem como agentes da vida social e política. Apenas a partir da tomada de consciência da própria responsabilidade enquanto sujeitos de nossas ações é possível abrir mão da passividade – e dos ganhos secundários – da posição ressentida.

 

Ficha técnica

Título: Ressentimento

Autor: Maria Rita Kehl

Orelha: Maria Lúcia Homem

Páginas: 208

Preço: R$ 53

Formato (largura x altura): 16x23cm

ISBN: 978-85-7559-757-6

Editora: Boitempo

 

Sobre o autor

 

Maria Rita Kehl é doutora em psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atua desde 1981 como psicanalista em clínica de adultos e, desde 2006, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENF). Atuou como jornalista entre 1974 e 1981, em diversos jornais e revistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 2010 recebeu o prêmio Jabuti de melhor livro do ano de não ficção com O tempo e o cão.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias