Sorriso -
fabrique
Scuderia -
Multmarcas
banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
Triplus - topo
Sorria
banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
Multma - topo
SANCIONADA

lei que permite instalação de antenas de telefonia em lotes particulares no DF

A lei sancionada por Ibaneis Rocha considera também aspectos como a chamada zona crítica, distância de pelo menos 50 metros de hospitais, escolas e creches, na qual as empresas devem evitar instalar as antenas

13/07/2020 11h46Atualizado há 3 meses
Por: Redação
Fonte: Agência Brasilia
63

Com o objetivo de possibilitar a melhoraria da cobertura da rede de telefonia móvel no Distrito Federal o governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta segunda-feira, a Lei Completar nº 971, de 10 de julho de 2020, conhecido como Lei das Antenas.

 

A proposta, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), estabelece os parâmetros urbanísticos da infraestrutura de suporte para redes de telecomunicações, instaladas em áreas públicas e privadas no Distrito Federal.

 

Pelas novas regras, as empresas passam a poder instalar as antenas em lotes particulares e devem optar, preferencialmente, por antenas com menores dimensões que gerem menor impacto visual negativo e que fiquem integradas ou camufladas na paisagem urbana e nas edificações de forma a incorporá-las aos projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos.

 

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, avalia que haverá uma melhoria da rede de telefonia móvel no DF a partir do aumento da oferta de espaços para a instalação dos equipamentos.

 

“A regulamentação amplia o serviço prestado pelas concessionárias para os lotes particulares, o que até hoje não era possível por falta de previsão legal, e isso tira a pressão sobre a paisagem urbana em áreas públicas”, afirma Oliveira.

 

Para obter autorização, as empresas devem solicitar a Licença Distrital de Implantação de Infraestrutura de Telecomunicações, que será emitida pela Seduh.

 

A lei prevê advertência, multa e até mesmo a retirada das antenas que forem instaladas sem a devida licença. Também está prevista a responsabilização técnica de profissionais em casos de apresentação de informações falsas ou em desconformidade com os parâmetros urbanísticos.

 

As antenas instaladas até a data da sanção desta lei terão prazo de até dois anos para se adequarem as novas regras. Até então, somente áreas públicas podiam recebê-las, embasadas na Lei nº 755, de 28 de janeiro de 2008, que trata de forma genérica da concessão de áreas públicas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Brasília - DF
Atualizado às 02h01
20°
Muitas nuvens Máxima: 26° - Mínima: 17°
20°

Sensação

7 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Triplus - arranha ceu
Banner - Utilidade Pública - Covid - 19 - GDF
Fabriquê -
Scuderia - Aranha - céu -
banner - DicasDoIpê
Multmarcas
Sorriso -
banner ipe brasilia - publicidade 300x600
banner ipe antigo - publicidade 300x250 - 1
Violência Contra a Mulher - 1
Municípios
Sorriso - 2
Fabriquê - 2
Últimas notícias
Triplus - 3
O Studio F// Lab. Criativo - publicidade - 300x250
Mais lidas
Mutmarcas
Scuderia - retângulo médio -
Turquesa Esmalteria e Beleza Lago Norte - publicidade 300x250 - 4
Frabriquê - médio - 5
Ele1 - Criar site de notícias