banner ipe brasilia - publicidade sua marca sendo vista - 970x90 - super banner 970x90
banner ipe antigo - publicidade super banner 970x90 - 1
Educação

Inovação é essencial para acompanhar mudanças socioambientais, indica doutora em sociologia

Professora do curso de Administração do Centro Universitário IESB Eda Castro reforçou o papel da inovação e da criação de conhecimento no combate a crises

28/05/2020 17h29
Por: Redação
257
Divulgação
Divulgação

“A inovação surge como maneira de acompanhar a incerteza ambiental”, declarou a profa. Dra. em sociologia Eda Castro, durante palestra virtual realizada no âmbito da I Jornada de Psicologia do Centro Universitário IESB. Segundo ela, os paradigmas que moldam a sociedade estão em constantes mudanças e, neste momento de crise, deve prevalecer a inovação, a qual permite a adaptação e aprimoramento.

Eda Castro - que é professora do curso de Administração do IESB - define que o papel da inovação vai além do nosso dia a dia, impactando também na geração de conhecimento. “Hoje, se você não inovar, você não tem condição de continuar”, sinaliza. A máxima se faz ainda mais forte no contexto da pandemia do coronavírus. Segundo a professora, uma pessoa que se recusa a utilizar máscara e a aderir ao isolamento, em uma certa instância, se recusa a inovar.

“Mudar dói. Mudança comportamental machuca. Hoje, ficar em casa, sem sair, sem conversar, sem abraçar, sem uma reunião com amigos dói. Mas temos que inovar, se não a gente não sobrevive. A sobrevivência vem da mudança, da capacidade de inovar. Isso é conhecimento”, reafirmou.

A professora também pondera o papel da chamada “sociedade da informação”. Atualmente, o volume de dados que circulam pelos smartphones de cada um é gigantesca, sem contar com a velocidade com que essas informações viajam. Segundo a professora, isso muda muitos conceitos. “É uma força enorme que impacta na forma como geramos conhecimento. Essa tecnologia relaciona de forma sistêmica os problemas econômicos, sociais e culturais das pessoas”, explicou.

A administradora destacou que é essencial que os gestores de quaisquer áreas tenham em mente a capacidade de integrar esses três pilares. Segundo ela, somente quando a abordagem técnica, sociológica e cultural forem trabalhadas juntas, pode-se construir conhecimento inovador, alinhado com as demandas do ser humano do século XXI.

A I Jornada de Psicologia do IESB começou nesta terça-feira (26/5) e vai até o dia 28 de maio, completamente gratuita. Serão 13 painéis repletos de assuntos sobre Ciência, Psicologia e debates sobre a nova realidade que surge com a pandemia do novo coronavírus.

A participação é aberta ao pública, online, e gratuitamente. Para acessar, clique nos links abaixo:

1º dia de Jornada On-line Psicologia IESB: https://bit.ly/3emYyCx

2º dia de Jornada On-line Psicologia IESB: https://bit.ly/2zjms2Z

3º dia de Jornada On-line Psicologia IESB: https://bit.ly/2Xsic9p

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias