Terça, 11 de Fevereiro de 2025 06:40
61 99658-6724
Política O RETORNO

Ex-senador José Reguffe retorna à política

Após dois anos sem filiação partidária, o ex-senador José Reguffe anunciou sua entrada no Solidariedade na noite desta segunda-feira (3). A decisão marca o retorno de Reguffe à política partidária após um período afastado desde o término de seu mandato no Senado, em fevereiro de 2023

05/02/2025 07h11 Atualizada há 6 dias
Por: Redação Fonte: com informação Mercuccio
José Reguffe ao lado do deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força • Solidariedade/Reprodução
José Reguffe ao lado do deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força • Solidariedade/Reprodução

 

Com uma trajetória política que começou em 2007 como deputado distrital pelo PDT, partido no qual permaneceu até 2016, Reguffe consolidou-se como uma das figuras mais votadas do país. Em 2010, foi eleito deputado federal com impressionantes 266.465 votos, o que representou 18,95% do total de votos no Distrito Federal, tornando-se o deputado proporcionalmente mais votado do Brasil naquele ano.

 

Quatro anos depois, em 2014, conquistou uma cadeira no Senado, onde atuou até o início de 2023. Durante sua passagem pela Casa, Reguffe foi filiado ao Podemos (2019-2022) e ao União Brasil, legenda da qual se desvinculou em 2022 após divergências sobre a pré-candidatura ao governo do Distrito Federal. Na ocasião, o União Brasil optou por apoiar a reeleição de Ibaneis Rocha (MDB), levando Reguffe a deixar o partido e a não concorrer à reeleição ao Senado.

 

Agora, ao se filiar ao Solidariedade, Reguffe retoma sua atuação partidária em um movimento que pode fortalecer o partido. O Solidariedade destacou a experiência e o histórico do ex-senador, afirmando que sua chegada reforça o compromisso do partido com a renovação política e a defesa de um país mais transparente e eficiente.

 

“O Solidariedade acredita que a chegada de José Reguffe fortalecerá nosso compromisso com a renovação política e com a luta por um país mais transparente e eficiente”, diz trecho do comunicado divulgado pelo partido.

 

A filiação de Reguffe ao Solidariedade ocorre em um momento de reestruturação da legenda, que busca ampliar sua influência no cenário político nacional. O partido tem se posicionado como uma alternativa centrista, buscando atrair nomes com perfil técnico e independente, como o do ex-senador.

 

Reguffe, conhecido por sua defesa intransigente da transparência e do combate à corrupção, afirmou que vê no Solidariedade um espaço para continuar lutando por suas bandeiras históricas. Sua experiência como deputado distrital, federal e senador.

A decisão de Reguffe também reacende o debate sobre o papel dos partidos na política brasileira. Crítico do sistema partidário tradicional, o ex-senador já havia defendido mudanças para tornar as legendas mais democráticas e menos fisiológicas. Agora, ao se filiar ao Solidariedade, ele busca utilizar o partido como plataforma para promover transformações de dentro para fora.

 

Com sua entrada no Solidariedade, José Reguffe sinaliza que está pronto para retomar uma atuação mais ativa na política partidária, sem abrir mão de seus princípios. Resta agora acompanhar como essa nova fase de sua carreira influenciará o cenário político nacional e o futuro do Solidariedade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mercuccio
Sobre Mercuccio
Aqui você encontra opiniões, entrevistas e análises do cenário político do Distrito Federal e Nacional. Para contato, estou disponível no WhatsApp (61) 99658-6724 ou por e-mail: [email protected]
Brasília, DF
Atualizado às 05h02
19°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 24°

20° Sensação
1.03 km/h Vento
100% Umidade do ar
100% (4.53mm) Chance de chuva
Amanhã (12/02)

Mín. 17° Máx. 25°

Chuva
Amanhã (13/02)

Mín. 17° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Ele1 - Criar site de notícias