O 11º FESTINECO – Festival de Teatro de Bonecos do Gama começa nesta sexta-feira, dia 15 de novembro, às 17h, no Espaço Voar, em Gama (SMA Conjunto K loja 5 PróDF). Em uma celebração à tradição e à arte dos bonecos, o evento traz uma programação repleta de apresentações gratuitas, homenageando o saudoso mestre bonequeiro Jorge Crespo, que faleceu em outubro deste ano.
A abertura do festival será com o espetáculo Contos de Encantamento , do Grupo Paepalanthus, que promete encantar o público ao explorar o universo lúdico e mágico da literatura e das artes populares. Nos dias seguintes, outras apresentações se destacam, como Papo de Lixo , do Grupo Roupa de Ensaio, no sábado (16/11), e Iara - O Encanto das Águas , da Cia. Lumiato, no domingo (17/11), todos no mesmo horário, no Espaço Voar. A programação ainda inclui apresentações na Feira Permanente do Gama no dia 20 de novembro, trazendo espetáculos populares como As Aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos e O Casamento de Chiquinha , do Mamulengo Sem Fronteiras e Mamulengo Alegria, respectivamente.
Homenagem ao mestre bonequeiro Jorge Crespo
O festival deste ano celebra a memória de Jorge Crespo, um dos grandes mestres do teatro de bonecos no Brasil, cuja trajetória deixou um importante legado artístico, tanto no Rio de Janeiro quanto em Brasília. Crespo foi pioneiro na criação de grandes alegorias e bonecos gigantes para o Carnaval carioca, além de atuar em diversas atrações televisivas, como Os Trapalhões , Xuxa e programas infantis como Arco-Íris e Ilha das Caixas . Em Brasília, onde transferiu seu ateliê em 2008, Jorge continuou a encantar o público com suas criações, promovendo a arte dos bonecos e sua interação com a cultura popular.
Um festival para todos
Além das sessões abertas ao público geral, o 11º FESTINECO terá 16 apresentações exclusivas para escolas e instituições sociais da região, com o objetivo de levar a magia do teatro de bonecos a crianças e jovens de diferentes contextos. A acessibilidade é uma prioridade do evento: as sessões públicas terão intérpretes de Libras e audiodescrição para garantir que todos possam desfrutar da experiência.
Uma celebração cultural no Gama
O FESTINECO faz parte do Projeto Gama Cultural, uma iniciativa da Cia. Voar em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, e conta com o apoio da Administração Regional do Gama. O projeto inclui uma série de eventos que visam fortalecer a identidade cultural e o acesso à arte na cidade ao longo de 2024, com atividades como a Feira Cultural do Gama e o Festival de Cultura Popular do Gama.
Programação completa e gratuita
Para conferir a programação completa e acompanhar todas as atividades do FESTINECO, acesse as redes sociais da Cia. Voar (@voarteatrodeboneco no Instagram e Facebook).
Cronograma
Quarta-feira, 20 de novembro - Feira Permanente do Gama
11h- As aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos - Mamulengo Sem Fronteiras
12h -"O Casamento de Chiquinha "- Mamulengo Alegria
13h -[Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe - Varanda Teatro
Apresentações em Escolas e em Instituições Sociais
Segunda-feira, 18 de novembro
EC 21 Gama
8h30 - "Katita y Falucho" - Teatro Alpargata Títeres
15h30 - "Vida de Mamulengo" - Mamulengo Presepada
EC 16 Gama
11h- "A Dança dos Mamulengos: o Amor, o Malvado e a Rabeca" - Mamulengo Querenutem
13h30- "Bendito Os Beneditos" - Inventor de Sonhos
Terça-feira, 19 de novembro
Projeto Ser Mais, também conhecido como Obras Benedita Cambiagio (OBC)
8h30 - Grupo Bagagem
15h30 - Cidade dos Bonecos
CAIC GAMA
11h- "Vereda dos Mamulengos"- Casa Moringa
13h30- "O Rei do mamulengo" - mestre Algodão
Quinta-feira, 21 de novembro
EC 29 Gama
8h30- João e o Feijão - Voar Teatro de Bonecos
13h30- João e o Feijão - Voar Teatro de Bonecos
EC 22 Gama
10h45 - Tramoias Para Enganar a Morte - Voar Teatro de Bonecos
16h - Tramoias Para Enganar a Morte - Voar Teatro de Bonecos
Sexta-feira, 22 de novembro
EC 01 Gama
11h- Adivinha adivinhão - Voar teatro de bonecos
13h30- Adivinha adivinhão - Voar teatro de bonecos
EC 10 Gama
8h30 - O Despertar de Maricotinha Lúcia Corrêa e Chrys Pereira
15h30 - Os meninos verdes - Voar teatro de bonecos