Sábado, 13 de Julho de 2024 16:03
61 99658-6724
Entorno - RIDE/DF OPINIÃO

Análise do Crescimento de Maria Yvelônia na Disputa pela Prefeitura de Valparaíso de Goiás - Pesquisa Real Big Time

: A pesquisa do Real Time Big Data foi realizada com 1.000 entrevistados, possui margem de erro de 3 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Registrada no TSE sob o protocolo GO-00988/2024, os resultados fornecem um panorama crucial para entender as tendências e mudanças no cenário eleitoral de Valparaíso de Goiás.

03/06/2024 14h37
Por: Mercuccio Fonte: TRÊS PODERES|Do R7, em Brasília
Foto: reprodução da internet
Foto: reprodução da internet

Na corrida para a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, as recentes pesquisas de opinião têm revelado dados intrigantes e promissores para a pré-candidata Maria Yvelônia (Solidariedade). A pesquisa do Real Time Big Data, realizada no dia 25 de maio e divulgada em 27 de maio, lança luz sobre o panorama eleitoral deste município estratégico do entorno do Distrito Federal.

A Ascensão na Visibilidade Espontânea

No cenário espontâneo, onde os eleitores respondem sem serem apresentados a uma lista de candidatos, Maria Yvelônia aparece com modestos 1% das intenções de voto. Este número inicial pode parecer desanimador, mas oferece uma base importante para análise. A visibilidade espontânea é, muitas vezes, um reflexo da notoriedade pública imediata, e este dado sugere que Yvelônia ainda tem espaço significativo para aumentar seu reconhecimento entre os eleitores de Valparaíso.

Além de destacar que os candidatos à frente no cenário espontâneo todos detêm mandatos e são figuras de várias eleições o que demonstram na verdade apenas uma lembrança de recall.

Análise da Disputa pela Prefeitura de Valparaíso de Goiás - Real Time Big Data

Crescimento nos Cenários Estimulados

Quando passamos para os cenários estimulados, a narrativa começa a mudar de forma. No primeiro cenário estimulado, onde os eleitores são apresentados a uma lista de candidatos, Maria Yvelônia salta para 9% das intenções de voto. Esse aumento de 1% para 9% demonstra um potencial latente que, quando despertado pela lembrança ativa de seu nome, revela uma candidatura mais robusta do que se poderia supor à primeira vista.

O segundo cenário estimulado, onde Lêda Borges (PSDB) não está presente, Maria Yvelônia atinge impressionantes 15% das intenções de voto. Este crescimento adicional indica que Yvelônia tem a capacidade de atrair eleitores de outras bases, especialmente daqueles que poderiam inicialmente inclinar-se a votar em Lêda Borges. A ausência de Lêda abre um espaço significativo que Yvelônia parece apta a preencher.

Importância da Divulgação Completa da Pesquisa Eleitoral (PDF)

A recente pesquisa do Real Time Big Data para a Prefeitura de Valparaíso de Goiás apresenta dados significativos sobre as intenções de voto. No entanto, a ausência de divulgação das respostas a perguntas chave como P.03 (possibilidade de voto), P.04 (imagem sobre personalidades políticas), P.06 (aprovação do governador Ronaldo Caiado), P.07 (aprovação do presidente Lula), P.09 (voto para presidente em 2022), e P.10 (voto para prefeito em 2020) limita a compreensão completa do cenário eleitoral.

Essas perguntas são cruciais, pois fornecem um contexto abrangente sobre a percepção dos eleitores em relação aos candidatos e outras figuras políticas, bem como tendências de aprovação que podem influenciar as intenções de voto. Por exemplo, a P.03 revela a flexibilidade do eleitorado e a possibilidade de voto em cada candidato, enquanto as P.06 e P.07 indicam a influência das avaliações do desempenho dos governantes atuais na decisão de voto local. Já as P.09 e P.10 ajudam a traçar um perfil histórico dos eleitores, fundamental para entender padrões de lealdade e mudanças de preferência.

Sem a divulgação dessas perguntas, perde-se uma camada essencial de análise que poderia fornecer insights valiosos sobre o comportamento do eleitorado e as dinâmicas da campanha. A transparência completa é vital para uma análise eleitoral precisa e para informar adequadamente a opinião pública.

Conclusão: Pavimentando o  Caminho para a Vitória

Maria Yvelônia está em uma posição intrigante na corrida para a Prefeitura de Valparaíso de Goiás. Sua baixa rejeição e o crescimento significativo nos cenários estimulados indicam um potencial de crescimento que não deve ser subestimado. O foco agora deve ser em aumentar a visibilidade espontânea e reforçar a conexão com os eleitores através de mensagens claras e propostas concretas.

A campanha de Yvelônia deve continuar a enfatizar sua experiência e dedicação às causas sociais, áreas que ressoam profundamente com os eleitores de Valparaíso. Com uma estratégia bem executada, Maria Yvelônia tem todas as chances de transformar seu potencial em realidade e emergir como uma candidata competitiva e viável na eleição municipal de 2024.

Rodrigo Mercuccio, cientista político, jornalista e colunista do portal ipebrasília, traz esta análise detalhada para entender as dinâmicas da política local e o crescimento de Maria Yvelônia. Continue acompanhando nossas colunas para mais insights e análises sobre o cenário político.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mercuccio
Sobre Mercuccio
Aqui você encontra opiniões, entrevistas e análises do cenário político do Distrito Federal e Nacional. Para contato, estou disponível no WhatsApp (61) 99658-6724 ou por e-mail: [email protected]
Valparaíso de Goiás - GO

Valparaíso de Goiás - Goiás

Sobre o município
Há registros de que a história do município remota a 1959, com a implatação do primeiro loteamento, denominado Parque São Bernardo, que surgiu em virtude da construção de Brasília. No dia 2 de maio de 1980, através do Decreto-Lei n° 972, ficou instituída e oficializada a data de 19 de abril para comemorar o aniversário da fundação do Núcleo Habitacional Valparaíso. Nesta época, Valparaíso já contava com um posto telefônico, uma agência de Correios e Telégrafos, um escritório de contabilidade e o
Brasília, DF
Atualizado às 15h01
23°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 26°

22° Sensação
7.2 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/07)

Mín. 14° Máx. 25°

Tempo limpo
Amanhã (15/07)

Mín. 13° Máx. 25°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias