Terça, 18 de Junho de 2024 03:50
61 99658-6724
Ipê 360 SAÚDE

Plástica gengival: quando e para quem o procedimento é indicado

O dentista Alessandro Lourenço, especialista em periodontia e reitor do Instituto Aria de odontologia, explica que o procedimento pode ser feito por aspecto funcional ou para questões estética

17/08/2023 22h41
Por: Redação
Foto: assessoria de impensa
Foto: assessoria de impensa

A plástica gengival é um procedimento que ajuda a garantir a recuperação do visual da gengiva que necessita passar por uma reconstrução - seja por não ser capaz de cobrir raízes dentárias expostas, para engrossar tecidos gengivais muito finos e, até mesmo, para melhorar o aspecto de regiões com pinos ou canais em tratamento.

 

O dentista Alessandro Lourenço, especialista em periodontia e reitor do Instituto Aria de odontologia, explica que o procedimento pode ser feito por aspecto funcional ou para questões estéticas. “A gente tem alguns procedimentos realizados, como correção de sorriso gengival – quando a pessoa sorri e mostra mais gengiva do que dente –, quando tem raízes expostas e a gente precisa cobrir as raízes, podemos aumentar a quantidade de gengiva queratinizada para que ela seja uma gengiva mais resistente ou ainda aumentar a espessura dela”, explica. Portanto, o procedimento é indicado para corrigir:

 

- sorriso gengival, quando aparece mais gengiva do que deveria, geralmente mais de 3 milímetros;

- raízes expostas, para evitar a possibilidade de quadros de infecções, por exemplo.

 

Qualquer pessoa que tenha alterações gengivais que afetem sua funcionalidade ou estética pode fazer a cirurgia, contando que o procedimento seja recomendado e realizado por cirurgiões odontológicos com experiência na técnica. O objetivo é garantir o bem-estar do paciente. “É muito difícil você ter um sorriso funcional e esteticamente bom se quando sorri aparece muito a gengiva ou se tem desníveis das margens gengivais. É preciso ter uma harmonia entre a gengiva e os dentes”, aponta Lourenço.

 

Após a cirurgia, é necessário tomar alguns cuidados: alimentação à base de líquidos e pastosos em temperatura ambiente nas primeiras 48 horas e repouso de 72 horas, sem fazer esforço físico e bucal, são essenciais. Depois de uma semana, os pontos já podem ser retirados em consultório e em 30 dias o desconforto deve desaparecer.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 01h01
14°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

13° Sensação
0.51 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (20/06)

Mín. 16° Máx. 26°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias