Nesta quinta-feira (7), o rap feminino é presença confirmada no União Underground TV. Disponível nos canais oficiais do União Underground Fest, o programa desta semana traz o tema “As gerações das mulheres do rap e o espaço construído por elas” e reforça a presença de grandes nomes desse universo no hip hop. A apresentação musical é por conta da rapper Dree-k e, para completar, a rapper, compositora e pedagoga Vera Verônika bate um papo sobre o assunto.
Adryelly Barbosa, vulgo Dree-k, começou a sua história no rap nacional em 2004, quando ia às batalhas de MCs na região onde morava, no Recanto das Emas, no DF. No decorrer dos anos, não se sentia mais à vontade para declamar as suas rimas nesses locais, por conta do conteúdo machista e ataques de ódio que aconteciam, segundo Dree-k. Começou a compor com apenas 15 anos e suas letras traziam vivências do seu dia a dia dentro de casa, na periferia do Distrito Federal.
Teve a sua primeira música, intitulada “Descontruir”, produzida pelo consagrado DJ Raffa Santoro. Já a segunda obra, lançada em 2018, leva o nome de “Time Line” onde, de acordo com a rapper, “retrata a importância do questionamento, sobretudo, o que o sistema omite e priva, reafirmando mais uma vez a importância de se questionar políticas públicas em sociedade, para que sejamos mais assertivos em nossas decisões eleitorais”. explica.
Já Vera Verônika carrega um currículo extenso não somente no rap nacional. Mestre em educação e professora universitária, a artista coleciona em sua longa e consagrada trajetória álbuns como “Mojumbá - 2017”, “Afrolatina - 2018” e muitos outros grandes nomes na cena do rap feminino. Além disso, Vera é atuante em palestras, cursos e oficinas que levam a cultura hip hop para todos os espaços necessários.
Foto: Bené França
O projeto União Underground TV tem exibições inéditas todas às quintas-feiras, nas redes sociais e no canal do YouTube do União Underground Fest. Já passaram pelo palco do UUTV artistas como Viela 17, Heitor Valente, Bloco Eduardo e Mônica, banda Casacasta, entre outros artistas da cena underground do Distrito Federal.
Após o sucesso de três edições do evento realizados na Candangolândia - DF, o projeto precisou mudar para o formato online devido ao cenário pandêmico incerto e atual. A missão é dar continuidade ao evento, levando o trabalho dos artistas de Brasília para o público por meio de programas gravados, criando espaços de debate sobre a cena cultural e underground do Distrito Federal.
Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 27°
Sol com algumas nuvensMín. 15° Máx. 28°
Sol com algumas nuvens