Sábado, 29 de Janeiro de 2022 01:14
61 98616-6793
Ipê 360 Verão 2022

5 dicas para cuidar da saúde da pele neste verão

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. No DF

21/12/2021 15h21
147
Por: Redação
5 dicas para cuidar da saúde da pele neste verão

 

O dia 21 de dezembro marca a chegada do verão e, com ele, a necessidade de redobrar os cuidados com a pele, já que nessa época a radiação solar é mais intensa, aumentando o risco de queimaduras e câncer de pele.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. No DF, o Inca aponta para 114,13 casos de câncer de pele não melanoma para cada 100 mil mulheres, e 77,24 casos para o mesmo quantitativo de homens.

A oncologista clínica da Oncoclínicas Brasília, Claudia Ottaiano, explica os diferentes tipos de câncer de pele existentes. “O câncer de pele pode ser de dois tipos, melanoma e não melanoma. O melanoma é o tumor que tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, e essa melanina pode estar presente na pele e no olho. Os outros tumores são considerados não melanoma”, explica a Ottaiano.

A estação mais quente do ano faz com que as idas à praia, piscina e atividades ao ar livre se tornem mais frequentes e, por isso, ações de fotoproteção precisam ser seguidas. “O uso do filtro solar de fator 50, roupas com filtro ultravioleta A e B e chapéus que protejam a região das orelhas e da cervical, são essenciais neste período”, alerta a dermatologista Clarissa Borges, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócia da Clínica Harmonie.

Em casos de aparecimento de manchas ou feridas que não curam, a especialista faz um apelo. “É importante que, a qualquer sinal de lesões que não cicatrizam há mais de 30 dias e mudanças em uma pinta, o paciente procure um dermatologista para que o quadro seja avaliado”, explica.

Entre as mudanças que podem ser notadas nas pintas ou manchas está a assimetria, alterações no formato e/ou tamanho e cores variadas. Clarissa frisa a importância de iniciar o tratamento cedo. “Com a detecção precoce de tumor, é possível curar o câncer de pele na maioria dos casos”, avalia ela.

Confira cinco dicas super fáceis que a dermatologista separou para que os cuidados com a sua pele sejam uma realidade durante o verão:

 

Beba bastante líquido

 

Quando não há a ingestão adequada de água, corre-se o risco de ficar desidratado. No verão, nosso corpo precisa ainda mais de líquidos, pois o principal mecanismo para a regulação da temperatura do organismo é através da transpiração, que elimina água e sais minerais do corpo. A sede já é um sinal de desidratação, por isso abuse da água, do suco de polpa e da água de coco antes que ela apareça!

 

Não esqueça do protetor solar

 

O uso do protetor solar precisa ser feito tanto nos momentos de lazer quanto em atividades diárias. A dermatologista afirma que é ideal investir em produtos com 50 FPS (Fator de Proteção Solar) e proteção contra os raios UVB e UVA, além de evitar o sol entre às 10h e às 16h.

 

Alimente-se de forma saudável

 

Aproveite a chegada do verão para inserir em sua alimentação carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Você irá, literalmente, sentir na pele os efeitos de uma alimentação saudável, pois essa dieta retarda o envelhecimento e hidrata o corpo, benefícios que você irá desfrutar durante todo o ano.

 

Troque a máscara durante o dia

A máscara aumenta a quantidade de óleo presente na pele do rosto e, no verão, tende a ficar suada mais rápido, acarretando no aparecimento de acnes, manchas e cravos. A especialista alerta para a necessidade de fazer a troca da proteção mais de uma vez ao dia e não deixar de passar o protetor mesmo fazendo uso dela.

 

Ao sair ao sol, utilize assessórios de proteção

 

Na época mais quente do ano, é extremamente importante investir em proteção para os olhos e a região da cabeça. Óculos escuros e roupas com proteção UVB e UVA são alguns dos itens destacados pela especialista como essenciais ao sair de casa.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 01h12 - Fonte: Climatempo
20°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 29°

20° Sensação
7 km/h Vento
88% Umidade do ar
80% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (31/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias