Terça, 21 de Setembro de 2021 23:29
61 98616-6793
Entorno - RIDE/DF Entorno

Prefeito de Águas Lindas de Goiás é absolvido de processo de compra de votos

Lucas de Carvalho Antonietti (Podemos) tem sentença favorável em processo de investigação do Ministério Público Eleitoral (MPE) por compra de voto e de uma ação movida pelo PDT

09/09/2021 15h27 Atualizada há 1 semana
56
Por: Mercuccio Fonte: com informação site do Mais Goiás
reprodução da internet
reprodução da internet

 

A juíza eleitoral Flávia Cristina Zuza proferiu sentença favorável ao prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas de Carvalho Antonietti (Podemos), em duas ações. O político foi alvo de uma investigação do Ministério Público Eleitoral (MPE) por compra de voto e de uma ação movida pelo PDT pelo mesmo motivo.

 

Em ambos os casos, foram feitas denúncias de abuso de poder econômico e de captação ilícita de sufrágio (compra de votos com combustível). Na ação do MPE, a promotora do caso, Tânia D'Able Rocha de Torres Bandeira, disse que os vales eram entregues a eleitores que iam ao estabelecimento para receber o combustível. De acordo com o que foi apurado, o valor dado era de até R$ 50. “Esse modus operandi, como se sabe, é um forte indício de que os abastecimentos ocorreram mediante uso de verbas obtidas em caixa 2”, argumentou.

 

Para a magistrada, contudo, o gasto com combustível do gestor foi típico de uma campanha, uma vez que a lei permite o abastecimento para veículos regulares e para carros participantes de carreata. “A realização de carreata com custeio é ato típico de campanha”, escreveu e completou: “As carreatas dos representados contaram com uma enorme quantidade de veículos, que se mostra condizente com a quantidade de combustível declarada para tal fim.”

 

Ainda segundo ela, “as amostras de requisições de combustíveis apresentadas nos autos, não demonstram que tenham sido feitas em troca de voto”. Ela observou, também, que o gasto com esses abastecimentos foi de 11,83% das despesas de campanha, o que não configurou abuso de poder econômico.

 

“Inexiste irregularidade suficiente apta a macular o pleito, uma vez que foi possível identificar a origem do recurso e sua destinação, sendo todos os gastos anotados na prestação de contas final.” Além disso, as oitivas comprovaram que os investigados forneceram combustíveis no limite de dez litros por veículo, acompanhando a lista de placas.

 

Matéria completa no site do Mais Goiás 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mercuccio
Sobre Mercuccio
Opiniões, entrevistas e análise do cenário político do Distrito Federal e Nacional. WhatsApp (61) 99263-6030 e-mail: [email protected] @mercucciotoday
Águas Lindas de Goias - GO

Águas Lindas de Goias - Goiás

Sobre o município
A região de Águas Lindas de Goiás, distante 50 Km de Brasília, situada no estado de Goiás, anteriormente chamada de Parque da Barragem, pertencia ao Município de Santo Antônio do Descoberto. Segundo moradores pioneiros, a origem deste nome deve-se a uma homenagem às nascentes, que deram origem a “Águas Lindas”. Até meados da década de 1980, havia apenas cerrado com algumas fazendas e chácaras.
Brasília - DF
Atualizado às 23h17 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 35°

25° Sensação
6 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias