Terça, 21 de Setembro de 2021 23:50
61 98616-6793
Política OAB/DF

OAB/DF: Greve dos 12, antropofagia Institucional

Greve provocada pelo SINDECOV-DF, é vista pela classe como politiqueira

12/05/2021 09h20 Atualizada há 4 meses
689
Por: Mercuccio
OAB/DF: Greve dos 12, antropofagia Institucional

 

Em mais de trinta anos de história política na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal, nunca se teve a tentativa de destruição institucional com o fim de tentar desgastar a gestão ocupante na OAB/DF.

Porém, alguns atuais opositores da atual gestão têm se aproveitado politicamente de greve realizada por 12 funcionários da OAB/DF e oferecido “pro-bono” ações contra a própria instituição que pretendem presidir.

Com o objetivo de pagar em dia todas as contas no meio de uma pandemia, houve, infelizmente, a necessidade de redução de pessoal, tanto na OABDF, situação a qual milhares de empresas vem passando diante a crise econômica gerada pela Covid-19.

Vale dizer que a maioria dos funcionários votou contra a greve, porém o sindicato está vinculado a um ex-tesoureiro da OAB/DF (coordenador de campanha da oposição) e, em desrespeito à democracia, abriu fogo para criar a greve dos doze.

A OAB/DF cumpriu o ACT (acordo coletivo de trabalho) e concedeu, em plena pandemia, aumento a todos os funcionários, de 5% a 14%, de acordo com as regras negociadas com o próprio sindicato.

O circo, entretanto, foi montado de forma politiqueira e patrocinada por pessoas ligadas à oposição, num gesto triste de autofagia institucional.

 

Nota à imprensa sobre greve provocada pelo SINDECOF-DF (10/05)

 

Sobre a recente greve provocada pelo SINDECOF-DF, a OAB/DF esclarece que concedeu aumento a todos os funcionários: varia de 5% a 14%. Um acordo melhor do que o que foi proposto no ACT que vinha sendo negociado desde fevereiro, mas não evoluiu por intransigência do sindicato. Os aumentos concedidos devem ser aplicados aos salários de maio, pagos no fim do mês.

 

A greve, decidida em reunião com quórum menor que 10% do número de funcionários da casa, e tratada hoje às portas da OAB/DF com cerca de apenas 15 manifestantes – de um total de 200 funcionários – foi ato quase que exclusivo da diretoria do SINDECOF-DF, sabidamente aparelhada pela oposição a essa gestão. Mais do que isso, trata-se da única greve durante o período da pandemia de que se tem notícia, aprovada mesmo depois que os funcionários recebem aumento salarial.

 

A greve acontece sem o apoio maciço do próprio corpo de colaboradores e no cenário em que milhares de advogadas e advogados precisam receber auxílio pecuniário e cestas básicas da Caixa de Assistência.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mercuccio
Sobre Mercuccio
Opiniões, entrevistas e análise do cenário político do Distrito Federal e Nacional. WhatsApp (61) 99263-6030 e-mail: [email protected] @mercucciotoday
Brasília - DF
Atualizado às 23h42 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 35°

25° Sensação
6 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias