Quarta, 14 de Abril de 2021 11:53
61 98616-6793
Política OPINIÃO MERCUCCIO

Teria Flávia Arruda traído seus eleitores?

No pleito de 2018 foi eleita deputada federal pelo PR/DF, e obteve 121.340 votos, totalizando (8,43% dos votos válidos), sendo a deputada mais votada para o cargo no Distrito Federal

31/03/2021 17h09 Atualizada há 2 semanas
1.219
Por: Mercuccio
imagem reprodução
imagem reprodução

 

É preciso relembrar o contexto das eleições de 2018 onde a maioria dos candidatos usou a narrativa da nova política. Entre essas narrativas, a de ser eleito e assumir cargos no executivo, era vista como prática de políticos profissionais, coisa da velha política. Não me lembro se Flávia Arruda, como candidata a deputada federal, fez uso dessa narrativa, porém o contexto da nova política favoreceu a candidata na eleição.

 

Flávia surge na política nas eleições de 2014. Compondo a Chapa de Jofran Frejat (PR/DF), como sua vice-governadora, em substituição a José Roberto Arruda,  que foi considerado ficha-suja pelo envolvimento na Operação Caixa de Pandora, também conhecida como Mensalão do DEM.

 

Já como deputada federal, a parlamentar vinha atuando de forma assertiva do ponto de vista da comunicação política e com posicionamentos muito claros em favor da defesa da mulher e temas sociais. Chegou a solicitar do governo federal mais recursos ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que o incluísse nas ações emergenciais de combate ao coronavírus. Flávia alertou que haveria um crescimento dos índices de pobreza e uma sobrecarga no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, ação essa feita quando presidia a comissão especial que reformulou o Programa Bolsa Família.

 

No governo Ibaneis Rocha (MDB/DF), especulava-se que o governador a convidasse para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) devido a sua popularidade e engajamento com o tema.

 

A Secretaria de Governo tem status de Ministério e responde pela articulação política, embute gestos voltados tanto às eleições presidenciais de 2022 como à performance do Planalto no Congresso, mas o que leva a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) a aceitar o cargo para a Secretaria de Governo da Presidência da República? Teria Flávia traído seus 121.340 eleitores?  

 

2022 é a resposta! O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com a nomeação de Flávia Arruda, faz um aceno ao presidente do PL, comandando por Valdemar da Costa Neto, e uma tentativa de mantê-lo próximo de olho numa aliança no ano que vem. Lembre-se que Lula em seu discurso falou da excelente relação com o seu  vice José de Alencar, filiado ao PSL à época.

 

Já para Flávia, 2022 é a possibilidade de disputar a cadeira para o Senado Federal e quiçá o governo do Distrito Federal.

 

No entanto, ao assumir o  cargo de ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República passa a ter o reflexo das ações do presidente Jair Bolsonaro.

 

Em 2018 em movimento  similar o ex-deputado federal pelo DF, Ronaldo Fonseca, ao ser nomeado ministro da Secretaria-Geral do governo de Michel Temer (MDB) vislumbrou a possibilidade de disputar uma cadeira ao Senado Federal no pleito de 2018.

 

Assim como o fracasso do governo Temer afundou as pretensões de Ronaldo Fonseca, as ações do atual presidente da República é que irão dar suporte às ações futuras da nova ministra Flávia Arruda.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mercuccio - Today
Sobre Mercuccio - Today
Opiniões, entrevistas e análise do cenário político do Distrito Federal e Nacional. @mercucciotoday
Brasília - DF
Atualizado às 11h34 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 14° Máx. 27°

25° Sensação
13 km/h Vento
54% Umidade do ar
67% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias